sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

FESTIVAL DIWALLI / NATAL HINDU


FESTIVAL DIWALLI

O festival de luzes de Lakshmi se chama Diwalli (25 outubro), que homenageia essa Deusa como a esposa de Vishnu. Nessa noite, as esposas hindus dançam particularmente para seus maridos. Lanternas de óleo são acesas por toda parte e pratos típicos são servidos. Esse é o Natal hindu, um período de boa sorte e prosperidade. Essa festa tem duração de uma semana.

Um dos costumes associados com o Diwalli é o jogo, especialmente ao Norte da índia. Se diz que nesse dia a Deusa Parvati jogou os dados com seu marido Shiva e declarou que quem jogasse na noite de Diwalli, prosperaria durante todo o ano seguinte. Ainda hoje, os hindus conservam a tradição do jogo de cartas.

Diwalli é de grande importância para a comunidade dos negócios. As casas e locais de trabalho se renovam e se decoram. As entradas se adoram com lindos motivos tradicionais de desenhos Rangoli para receber a Deusa da riqueza e da prosperidade. Para indicar sua tão esperada chegad se desenha por toda a casa pequenas pisadas com farinha de arroz. As lamparinas e velas devem ser mantidas acesas por toda a noite. As mulheres compram algo de ouro ou de prata, ou algum utensílio novo para ser usado nessa noite.

Ao entardecer, quando se acendem as velas e lâmpadas de azeite, se venera a Deusa entoando canções de devoção e lhe é oferecido também, doces tradicionais.

Os hindus devotos, creêm que Lakshmi atrai a boa sorte e a prosperidade. Se uma mulher é alegre e trabalhadora, se é boa cozinheira, ama a casa e os filhos, e se seu marido prospera, então seus amigos dizem:

-" तुआ  मुल्हेर  इ  उमा  वेर्ददेइर  लक्ष्मी " (-"Tua mulher é uma verdadeira Lakshmi" ), ou seja, a mulher atrai a boa sorte.
Normalmente a mulher casada, particularmente a mulher jovem casada e com filhos, é considerada portadora de boa sorte, pois apresenta aspectos da Deusa Lakshmi, ou seja, o arquétipo ativo da Deusa.

DEUSA DA ECONOMIA

Lakshmi representa a prosperidade mundana, é a abundância e riqueza, em particular nos aspectos domésticos. Ela é uma Deusa da Economia em geral e é muito popular entre empresários e comerciantes, os quais a adoram todos os dias antes de abrirem seus negócios.

Em Nova Deli há um famoso e colossal templo de Lakshmi-Narayan. Foi construído por um multimilionário hindu moderno, um dos mais ricos da Índia em agradecimento a riqueza que já conseguiu.

Mas, segundo os grandes Yoguis, se não estivemos afiançados com a pureza interior, não poderemos desfrutar do dom de Lakshmi que representa: o tesouro espiritual da iluminação. Por isso, são usadas muitas lanternas em suas festas, pois só a luz dissipa a obscuridade da ignorância, só a luz ilumina o caminho até a auto-realização, que é a maior fortuna que podemos aspirar: a paz interior.

RITUAL PARA A FELICIDADE

O que é a felicidade? Todos nós a desejamos, porém sabemos o que nos tornaria felizes? Par muitos de nós é o amor, porém não para todos. Para alguns é ter o dinheiro suficiente para desfazer-se das preocupações financeiras. Outros estão satisfeitos, mas faltam-lhes tempo para se dedicarem á certos interesses. De maneira que, antes de implorar a Lakshmi pela felicidade, tome um pouco de seu tempo para decidir o que é que o faria feliz.

Quando estiver pronto (a) para realizar o ritual, vista-se com uma roupa dourada, a cor de Lakshmi. Se não tiver roupa dessa cor, pelo menos use algum adorno, ou envolva-se em um papel dourado. Se for possível, use sapatos e cintos dourados e use muitas jóias de ouro. Acenda uma vela dourada e coloque-a se possível em um candelabro que deve ser de bronze ou algum metal dourado.

Agora invoque a Deusa:

-"Lakshmi, tu que conferes a felicidade à vontade, faz com que tua felicidade se derrame sobre mim".

Deixe a vela se consumir até o fim ou a maior quantidade de tempo possível. Repita esse ritual à tarde durante um mês, para atrair a atenção de Lakhsmi sobre você.

RITUAL DE PROTEÇÃO

Acenda quantas velas douradas forem possíveis em torno do círculo. Toque uma música indiana para criar um clima. Se possuir uma imagem de Lakshmi, ponha-a em seu altar. Acenda incenso de lótus.

Junte as mãos em oração e curve-se, tocando a testa com a ponta de seus dedos. Diga:

OM (longo mantra)

Deusa Eterna, Tríplice Mãe
Deus dançarino de poder e força,
Abençoe-me com sua presença.
Preencha-me com sabedoria, magia e luz.
Ouça a música por alguns minutos para entrar no ritmo.
Diga:
Contemple os pés dançantes de Lakshmi enquanto dança para seu consorte.
Lakshmi, Deusa da sorte, amor e prosperidade,
Eu a saúdo com alegria e esperança.
Dance, Lakshmi, Dance!
Seus pés ágeis trazem sorte à minha vida.
Suas mãos manifestam a prosperidade para mim.
Honra à Deusa! Amor à Deusa!
Tomando cuidado com as velas acesas, dance prazerosamente pela área ritual. Quando a energia estiver suficientemente elevada (é possível senti-la), volte para o altar e junte as mãos, Curve-se e diga:
Com alegria e esperança, meu coração recebe Lakshmi.
Entre Lakhmi, Senhora da boa sorte e da prosperidade.
Lance um beijo à Deusa e dance lentamente em torno da sala mais uma vez, desta vez apagando cada vela à medida que passa por elas.
Diga:

Deusa dançante das luzes,
A Sorte banha seu filho.
Levante o véu das noites depressivas,
E abençoe-me, suave Deusa.
Tesouros do fundo da Terra,
Pedras preciosas e belos metais,
Riqueza infindável, prosperidade,
Para que eu satisfaça os desejos
Da minha mente e corpo.
Grande Lakshmi,
Ilumine meu futuro.
Suavize meu destino.

CONECTANDO-SE COM LAKSHMI

Numa quinta feira de Lua Crescente pegue uma moeda dourada e respingue algumas gotas de óleo de lótus. Peça a Lakshmi que a moeda seja consagrada para lhe trazer riquezas e prosperidade.
Diga o seguinte encanto:
"Lakshmi, Senhora da riqueza e do amor,

Abençoe esta moeda.
Que a prosperidade esteja comigo onde quer que eu vá,
Trazendo as realizações na hora correta."
Guarde a moeda em um saquinho de veludo vermelho e carregue-o sempre com você.

PARA ALCANÇAR A PROSPERIDADE

Om Sreem Kareem Aum Kubera Lakshmi
Kamala Daveenyai Dhanakashinyai Sowaha

O mantra deve ser recitado 108 vezes e depois a riqueza e prosperidade estarão presentes em nossas vidas.

Bibliografia:

El Libro de las Diosas - Roni Jay
Livro Mágico da Lua - D. J. Conway
Todas as Deusas do Mundo - Claudiney Prieto
La Diosa - Shahrukh Husain